Veja quais são as vantagens da IATF em Bovinos

IATF em Bovinos

A IATF em Bovinos é uma das técnicas mais utilizadas em bovinos, principalmente nas propriedades de alta performance reprodutiva, na medida em que proporcionam vantagens por meio do controle da ovulação das vacas, de modo que possam ser inseminadas em um mesmo dia, otimizando a organização reprodutiva.

Tal processo se inicia por meio da administração de medicamentos aos animais, sendo possível ao produtor abrir mão do monitoramento constante do cios, que passam a ser sincronizados. Outra vantagem é obter maior produtividade por meio da geração de animais com genética diferenciada.

Estes são apenas alguns exemplos das inúmeras vantagens desta tecnologia, que a cada ano vem evoluindo com novas descobertas e assim demandando mais profissionais capacitados para atuar neste segmento em constante expansão. Quer conhecer mais vantagens da IATF em Bovinos? Então, continue lendo esse artigo.  

Métodos de sincronização para realização da IATF em Bovinos

A sincronização da ovulação é uma importante técnica do manejo reprodutivo do rebanho, visto que nos dias de hoje a literatura contém diversos métodos hormonais que possibilitam um controle do desenvolvimento folicular e da ovulação de bovinos de corte. 

Os protocolos de sincronização consistem em duas maneiras básicas de estratégias: 

  1. Indução da regressão do corpo lúteo – com o objetivo de todos os animais do grupo entrarem na fase folicular simultaneamente e manter aproximadamente esta sincronização durante o estro;
  2. Alongar a fase luteínica artificialmente – por meio da administração de uma fonte exógena de progesterona aos animais, de maneira que todos entrem na fase folicular ao mesmo tempo, após a retirada do bloqueio farmacológico. 

Quando estamos nos referindo ao controle do ciclo estral, temos duas alternativas, a sincronização e a indução do cio e/ou da ovulação. A sincronização é caracterizada por  antecipar ou prolongar o ciclo estral dos animais que estão ciclando normalmente. 

Já a indução compreende em induzir o cio dos animais que estejam em anestro, por meio do uso de hormônios ou estratégias de manejo. Em alguns casos, indicam-se protocolos que possuem um efeito de sincronização e indução de cios ao mesmo tempo. 

Vantagens

A IATF em Bovinos já é uma realidade na pecuária brasileira. Seu uso possibilita várias vantagens, podendo afirmar que ela mudará o perfil do rebanho nacional em pouco tempo. Abaixo citamos algumas das diversas vantagens do IATF em Bovinos:

  • Viabiliza a Inseminação Artificial, principalmente em vacas paridas;
  • Promove o Melhoramento Genético do rebanho;
  • Aumenta da taxa de prenhez ao final da Estação de Monta;
  • Reduz o intervalo entre partos do rebanho;
  • Antecipa a concepção dos lotes e corrige gradativamente a Estação de Monta;
  • Concentra os nascimentos e o desmame nas melhores épocas do ano;
  • Aumenta o peso ao desmame;
  • Reduz a idade ao abate;
  • Melhora a Padronização do rebanho e das carcaças;
  • Melhora o controle e direcionamento do Rebanho.

Indicações da IATF

A utilização da IATF é indicada no manejo nutricional, manejo sanitário e reprodutivo adequados do rebanho. É preciso que as fêmeas estejam em boas condições para receber o embrião e apresentar uma gravidez saudável. Ou seja, elas necessitam ter boa condição corporal depois de 45 dias após o parto.

É muito importante que as novilhas já tenham atingido o peso adequado, a maturidade do sistema reprodutor e principalmente, que elas já tenham passado por um ou dois ciclos estrais. 

As matrizes devem ser divididas em lotes, onde cada lote passará por uma sequência de procedimentos diferentes, dentro da mesma propriedade e numa mesma estação de monta. O Médico Veterinário deve optar por realizar uma, duas ou mais IATF. 

Viu como as estratégias de manejo da reprodução bovina são essenciais para manter ou aumentar a eficiência do rebanho?

Então, seja você um profissional apto para atuar nessa área. Clique aqui e não perca essa OPORTUNIDADE!

Fonte: Geraembryo e Blog do Mundo Veterinário



Atualizado em: 16 de julho de 2020

Artigos Relacionados com Bovinos: