No estado do Texas EUA, um novo caso de injustiça está chocando os moradores da cidade de Austin, onde três pit bulls de um mesmo tutor foram sacrificados. A acusação: defenderem-se de um cachorro que os atacou em um parque. As informações são do Green Heritage News.
Christopher Joseph Grant , no dia 6 de setembro de 2012, levou seus três pit bulls a um parque para uma sessão de treinamento comandada por ele. Enquanto os três estavam com coleiras, um cachorro mestiço de terrier que escapou da coleira correu em direção aos pit bulls e os atacou. Os 3 cachorros lutavam para se defender, Joseph disse que viu o dono do terrier chutando e batendo nos pit bulls, e em seguida amarrou um dos pit bulls em uma árvore e começou a bater nela, sem se preocupar em tentar controlar seu próprio cachorro.
Joseph estava deitado no chão sofrendo um ataque de asma depois de ter controlado seus três cachorros e a outra pessoa ter controlado seu terrier, quando a polícia chegou com uma ambulância. Mas, como em casos envolvendo pitbulls, o controle animal apreendeu os três cachorros de Joseph por estarem fora do controle do tutor. Os 3 pit bulls foram levados para o Controle Animal da Cidade de Austin. O cachorro que os atacou foi levado para casa pelo seu tutor e ficou em quarentena por uma semana.
O relatório onde informava que ele próprio tinha sido mordido pelo terrier foi “perdido” de acordo com Joseph, enquanto uma testemunha que prestou uma declaração informou que o dono do terrier não sofreu nenhuma mordida durante o incidente com os três pit bulls. Ele disse também que não foi autorizado para ver seus cachorros depois de os ver por apenas alguns minutos enquanto, o oficial do Controle Animal falou para Joseph nunca mais voltar.
Pior mesmo foi quando os 3 pit bulls foram sentenciados à morte por um juiz que ouviu o caso e ignorou todas as evidências mostrando que os três cachorros eram inocentes assim como falta de evidências que mostravam que eram perigosos.
Os pit bulls apenas se defenderam e foram considerados culpados apenas por serem pit bulls. O Controle Animal os executou imediatamente após a sentença no dia 28 de setembro, não dando chance para Joseph recorrer.
O dono dos pit bulls, Joseph está muito sensibilizado com o ocorrido e estudando uma futura ação junto a ONG The Lexus Project.
Fonte: ANDA
Adaptação: Revista Veterinária
Curso de Iniciação para Treinamento de Cães Pastoreios