Um dos principais momentos da pecuária de leite é, sem dúvida, o momento da ordenha. Entretanto, há diversos fatores, relacionados à falta de manejo adequado, que podem diminuir a capacidade produtiva do animal, gerando consequências negativas e baixa produtividade. Por isso, é muito importante que o produtor esteja atento a estas questões, pois elas estão diretamente relacionadas ao lucro do negócio.
São muitos os erros detectados, mas por hora vamos nos concentrar em apenas 5 destes:
1°: a falta de higiene, que pode resultar em mastite, doença muito comum nos gados leiteiros. Sendo assim, para produzir leites limpos, os próprios animais devem estar sempre higienizados, sobretudo os tetos, que devem estar secos para que o leite não seja contaminado. Importante também manter higienizado os locais onde os animais ficam antes da ordenha.
2°: sendo muito comum é a não utilização de soluções apropriadas para eliminar as bactérias dos tetos causadoras de doenças.
3°: o excesso de tempo da ordenha, o que pode reduzir a produção ao invés de ajudar.
4°: está relacionado a própria mão do produtor, que deve ser sempre lavada. É altamente recomendável ainda a utilização de luvas especiais.
5°: a importância da força controlada do produtor durante a ordenha. Caso contrário, os tetos podem se ferir, abrindo espaço para a entrada de microrganismos.
Estes são apenas alguns exemplos e alertas durante a ordenha, sendo que cabe ao profissional buscar atualização constante sobre esta etapa crucial da pecuária leiteira.
Para diagnosticar a mastite existem vários testes, um deles é a contagem de células que conta com o auxilio de microscópios que poderá identificar o agente causador da doença. Veja aqui.
Fonte: Calbos