Você sabia que, assim como nós humanos, a intolerância alimentar ao glúten em cães e gatos é bem comum?
Isso mesmo! Trata-se de uma reação desencadeada pelo organismo destes animais quando os mesmos ingerem alimentos baseados em trigo, cevada, aveia, dentre outros produtos. Sendo assim, o intestino passa a não absorver os nutrientes como deveria, “interpretando-os” como organismos estranhos.
Intolerância Alimentar ao Glúten em cães e gatos
Também conhecida como doença celíaca, a intolerância ao glúten já é motivo de grande parte dos atendimentos clínicos veterinários, por conta dos casos que vem crescendo. Tal condição vem ainda exigindo dos profissionais especializados em nutrição conhecimento e atualização sobre o tema.
A intolerância pode ser hereditária ou surgir conforme uma pré-disposição do animal que vai aparecendo ao longo da vida, sobretudo potencializado pelo consumo destes alimentos.
Principais sinais da intolerância alimentar ao glúten em cães e gatos
– Diarreia;
– Irritação na pele;
– Coceiras generalizadas;
– Elevados graus de desnutrição
O proprietário do animal costuma, em grande parte dos casos não dar tanta importância paras as reações, que incialmente são brandas. E mesmo quando avaliado por um profissional da medicina veterinária, este diagnóstico não é fácil, já que o animal precisa ser submetido a um exame de sangue para medir o grau de intolerância na presença do glúten e também realizar uma biópsia do intestino para a confirmação ou não da doença.
A maioria dos tratamentos é voltada para a alimentação com restrição a estes alimentos, sendo a dieta uma necessidade em prol da saúde e qualidade de vida destes animais. Atualmente há nos pet shops uma grande variedade destes produtos, sendo que os proprietários devem sempre ficar atentos aos rótulos dos mesmos.
Outra curiosidade sobre o mundo animal está relacionada as picadas de abelhas em cães.
Por isso você não pode deixar de conferir: Seu cão foi picado por abelha?
Fonte: Pet Cidade