O microscópio é, sem dúvida, um dos instrumentos mais revolucionários e importantes para a medicina humana e veterinária. Graças a ele foi possível ao homem compreender e realizar estudos acerca dos microrganismos, antes imperceptíveis, como vírus e bactérias, e assim promover a cura para dezenas de doença.
Atualmente podemos contar com microscópios com graus diferentes de precisão, voltados para diferentes finalidades, cuja base tecnológica em comum consiste na manipulação do crescimento ou diminuição da lente objetiva para se obter a visualização necessária.
Com o microscópio de luz, por exemplo, é possível aumentar em até 1.500 vezes o tamanho do objeto de estudo. É geralmente utilizado para a visualização de materiais um pouco maiores, e não tem a capacidade de fornecer detalhes mais aprofundados.
Já o microscópio eletrônico, dotado por meio de feixes de elétrons, tem maior capacidade de visualização, com riquezas de informações. A imagem pode ainda ser transposta para uma tela ou em fotografias, sendo que a cada dia esta tecnologia é mais aperfeiçoada.
Independente dos tipos de microscópios, todos demandam a atuação de profissionais que estejam devidamente capacitados, capazes de compreender tanto as estruturas destes aparelhos quando o seu manuseio e interpretação dos resultados obtidos nas análises.
Tenha ótima visualização dos materiais coletados com equipamentos de excelência. Confira.
Fonte: Mundo Educação