Doença de origem africana, a Tripanossomíase é causada por parasitas transmitidos por moscas e capazes de causar muitos prejuízos à bovinocultura, principalmente por conta da queda do rendimento leiteiro, gastos com medicamentos, óbitos, dentre outros.
A enfermidade teve o primeiro caso registrado no Brasil no início do ano de 1972, no Pará, em búfalos. Deste então foram registrados casos isolados no país, principalmente no Nordeste e Centro Oeste, sendo na maioria das vezes fatal para os animais.
A Tripanossomíase Bovina, que surge com mais intensidade em determinados períodos do ano, principalmente quente e úmido, se manifesta nos bovinos através dos seguintes sintomas: emagrecimento acentuado, anemia, febre, cansaço, distúrbios neurológicos, edemas, secreções, nervosismo, baixa libido e abortos.
O diagnóstico passa por exames laboratoriais, de sangue, ou através de testes sorológicos. Já o tratamento mais usual é realizado através de fármacos que tem como objetivo neutralizar o parasita causador.
Importante ainda frisar as formas mais eficientes de prevenção desta doença, que pode ser evitada através das ações de manejo que neutralizam a proliferação de moscas nos ambientes rurais.
Esteja preparado para atuar diante dessa e outras enfermidades que atingem os bovinos.
O conhecimento sobre algumas técnicas de primeiros socorros são essenciais. Confira.
Fonte: Ouro Fino Saúde Animal