Trata-se de uma doença causada por bactérias altamente infecciosas, e que pode atingir tanto animais quanto seres humanos, tendo maior incidência em animais herbívoros.
As bactérias de ANTHRAX, devido ao seu potencial lesivo, pode levar o animal infectado a morte em poucos dias, por conta do comprometimento do aparelho respiratório.
O contágio pode ocorrer por contato direto com animais mortos e infectados, via cutânea (através de feridas), gastrointestinal (ingestão de carne crua) e inalação.
Os sinais, de início, se assemelham a uma gripe quando a infecção é por inalação. Sendo via gastrointestinal primeiro surgem vômitos, diarreia, perda de apetite febre e dor abdominal. Em alguns casos quando a doença se manifesta de forma cutânea, o primeiro sinal são as feridas na pele.
O diagnóstico ocorre por meio de exames laboratoriais, como de sangue, além de análises de amostras de secreções e de anticorpos presentes no organismo.
O ANTHRAX pode ser encontrado em várias partes do mundo, porém está mais presente em países com programas sanitários deficientes.
Médico veterinário, você saberia diferenciar ANTHRAX de outras enfermidades?
Nós temos algumas dicas de equipamentos para você realizar um diagnóstico eficiente e seguro. Confira.
Fonte: Saúde Animal