O Timpanismo Bovino é uma doença que atinge o aparelho digestivo do animal, causando um inchaço e sensação de empanzinamento, por conta do acúmulo de gases no rúmen e retículo.
Tal situação ocorre em virtude da falta de capacidade fisiológica de se eliminar estes gases, causados, sobretudo por conta da fermentação dos alimentos, através de condições normais.
O problema pode se agravar na medida em que começa a pressionar outros órgãos, podendo até mesmo levar o animal a óbito se nenhuma medida emergencial e de primeiros socorros forem tomadas a tempo.
As causas dessa enfermidade estão relacionadas principalmente a erros do manejo alimentar, através do fornecimento de quantidades excessivas de leguminosas e grãos de fácil fermentação.
A doença é manifestada através das crises, ou seja, através da respiração ofegante, distensão ruminal, gases, dores, desconfortos e rejeição do bovino a alimentação.
O diagnóstico deve ser realizado através da avaliação do histórico alimentar, além da confirmação da doença pelos sinais. Já o tratamento consiste em expulsar o gás, sendo que para isso podem ser utilizados medicamentos laxantes, sondas, além de intervenção cirúrgica nos casos mais avançados.
A prevenção do timpanismo está diretamente relacionada a um correto manejo da alimentação, que deve ser fornecida por um profissional especializado.
Você saberia agir diante dessa e outras situações emergenciais?
Como o primeiro atendimento faz toda diferença para garantir o bem-estar animal, trouxemos algumas dicas para você atuar com cautela e eficiência nessas horas. Confira.
Fonte: Info Escola