A Diarreia Viral Bovina é uma doença causada por vírus, altamente contagiosa, com elevados índices de mortalidade, e que se manifesta nos ruminantes principalmente por meio de evacuações frequentes com a presença de sangue.
Normalmente atinge o sistema digestivo dos animais, embora existam variações da doença que atinjam o sistema reprodutivo das vacas. Os sinais mais comuns estão relacionados à depressão, seguida de emagrecimento acentuado, úlceras e desidratação. Nas fêmeas o vírus pode ocasionar em infecções uterinas proporcionando sérios problemas a gestação como, por exemplo, abortos e má formação do feto.
O modo de transmissão se dá através do ambiente infectado, contato direto ou indireto com animais que possuem o vírus ou até mesmo por meio da descarga nasal, saliva, sêmen, fezes, urina, leite, água, alimentos e agulhas contaminadas.
Por isso a necessidade de um diagnóstico preciso e detalhado, ou seja, realizado por meio de exames com pequenas amostras (histopatológico), já que por vezes a doença é confundida com a febre aftosa, por apresentar sinais muitas vezes semelhantes.
A melhor forma de controle da doença está na vacinação em dia, pois não há um tratamento eficaz para esta enfermidade, sendo que os recursos utilizados são somente paliativos contra alguns dos sintomas.
Você é profissional veterinário? Criador de gado de corte ou leite?
Provavelmente você já presenciou diversas situações que contam com atendimentos emergenciais, não é mesmo?
Então confira algumas dicas que a Revista Veterinária trouxe para te auxiliar com os problemas que venham a ocorrer com os bovinos. Clique aqui.
Fonte: Equipe Revista Veterinária