Muitas vezes, por falta de conhecimento de seus donos, os pequenos animais domésticos, especialmente as aves, passam a ter uma alimentação descontrolada e sem critérios.
Até mesmo a aquisição de produtos, como rações e sementes de procedência desconhecida, pode comprometer a qualidade da alimentação e da vida do animal.
Sendo assim, por falta de nutrientes essenciais, estes animais passam a manifestar doenças variadas. E isso vale também para as aviculturas, que apesar de contarem com o acompanhamento especializado, também estão sujeitas a possíveis erros nutricionais.
A água, por exemplo, é um item essencial e básico. Necessita estar à disposição do animal em quantidade e qualidade suficientes, já que este produto representa 70% do organismo e peso corporal, sendo benéfica para as funções vitais das células e transportes de nutrientes para os órgãos.
A proteína e os aminoácidos são fisiologicamente necessários, e precisam estar presentes na alimentação para atender as funções metabólicas, composição dos tecidos, etc. Temos ainda os ácidos graxos e as vitaminas, preponderantes para o desenvolvimento destes animais.
Estes são apenas alguns exemplos básicos e resumidos sobre a importância de um acompanhamento nutricional.
O profissional veterinário atuante em clínicas e hospitais veterinários deve ter amplo conhecimento sobre as características alimentar das aves.
Médico veterinário capacite-se na área de animais silvestre e não convencionais e saiba atuar de forma eficiente. Confira.
Fonte: Portal da Educação