A Babesiose Equina é uma enfermidade transmitida por carrapatos, causada por protozoários e que afeta equinos em diversas partes do mundo.
Essa doença pode se manifestar cinco dias após a picada do carrapato, apresentando como sinais mais comuns a febre, perda de peso excessivo, depressão, problemas com a coordenação motora, dentre outros, causando prejuízos com medicamentos e perda do desempenho do animal.
Em sua forma crônica, os sintomas da doença podem se intensificar principalmente quando o animal está em situações de estresse, por conta de treinos intensos ou viagens.
O tratamento consiste no uso de medicamentos específicos de reforço da imunidade e suplementação alimentar, principalmente com ferro e vitamina B12.
O controle da doença consiste em medidas de manejo que possam combater o carrapato, principal transmissor. Sendo que o animal que desenvolveu a forma crônica da doença, quando submetido a qualquer situação de estresse, pode voltar a apresentar a doença de forma evidente.
Amplie seu conhecimento sobre a veterinária equina e saiba quais procedimentos adotar diante dessa e outras situações. Confira.
Fonte: Equipe Revista Veterinária