O diagnóstico de gestação equina possibilita ao proprietário do animal realizar o planejamento do futuro da criação, de modo que possa tomar importantes decisões. A nutrição, separação e cuidados especiais com o animal, além de informações sobre a fertilidade do animal, são exemplos. Pode-se ainda evitar o desperdício de tempo e dinheiro.
O diagnóstico pode ser realizado através de vários métodos, os quais podem se complementar ou podem ser realizados separadamente.
Através da palpação retal, realizada por um profissional capacitado, é possível detectar a prenhez, sendo que o responsável deve ter conhecimentos apurados em anatomia.
Já através do ultrassom, é possível detectar a prenhez logo nos primeiros dias, sendo esta uma informação mais precisa, realizada por meio da tecnologia.
A escolha de ambas vai depender do custo benefício e das estratégias reprodutivas para a preservação da integridade do feto e da mãe.
O aparelho de ultrassom tem um ótimo custo-benefício e com ele é possível realizar um diagnóstico seguro e preciso. Confira.
Fonte: Rosivaldo Delfino