Os problemas ortopédicos nos equinos podem ocorrer sem aviso prévio e interromper a vida atlética do animal se não forem devidamente tratados.
São vários os motivos desencadeadores destas enfermidades, tais como erros na alimentação, na medida em que ocorre o desequilíbrio do fornecimento de nutrientes essenciais como, por exemplo, o cálcio, fósforo e as proteínas.
Outra causa muito comum está relacionada ao excesso de exercícios, sobrecarregando os membros, bem como a negligência nos treinamentos, principalmente quando ocorrer em pisos irregulares.
Os animais estão sujeitos a pancadas, quedas ou fraturas. Podemos citar ainda genética ou pré-disposição do próprio animal para desenvolver estas doenças.
Independente da causa, o profissional deve estar preparado para se deparar com essas situações e recomendar o melhor caminho para o tratamento, sendo a especialização a sua grande aliada.
A partir do momento que o profissional notar algo diferente no animal é necessário realizar um exame radiográfico. Conheça os modelos de raio-x mais utilizados no mercado veterinário. Clique aqui.
Fonte: Cavalo Atleta