Os cães, assim como nós humanos, devem passar por consultas médicas de rotina, com o intuito de verificar a existência ou não de alguma enfermidade, principalmente as do tipo silenciosas, de modo que seja tratada em tempo hábil.
Muitas vezes um caroço, macha ou irritação, embora seja algo aparentemente banal, pode ser o indício de uma enfermidade grave que está surgindo.
Estas consultas realizadas também estão relacionadas ao acompanhamento do animal que está passando, por exemplo, pela gestação, o que é essencial.
Sendo assim, muitos exames são realizados nestes tipos de consulta, como a avaliação da arcada dentária, pressão, dentre outros.
Outros exames, como de sangue, urina, fezes, radiografia, são também básicos e corriqueiros, exigindo do profissional uma especialização para compreender os resultados dos mesmos e apontar o melhor caminho para um possível tratamento.
Estes exames ajudam muito a detectar precocemente a presença de várias doenças e problemas de saúde do animal, como diabetes, insuficiência renal, presença de parasitas e uma infinidade de outras anomalias clínicas. Confira.
Fonte: Cultura Mix