O tétano equino é uma doença muito comum em ambientes com pouca higiene e que pode levar o animal à morte por parada respiratória e convulsões, caso não seja tratada no seu devido tempo.
De origem bacteriana, a enfermidade pode ser contraída através do solo e das fezes, ao entrarem em contato com feridas que o animal apresente.
Já no corpo do animal, a bactéria, em forma de toxina, aumenta a propagação da infecção, que pode atingir o sistema nervoso central, podendo comprometer todo o sistema muscular.
O tétano pode causar ainda complicações respiratórias. Outros sinais bastante comuns são o andar rígido do animal, por conta do comprometimento dos músculos e febres.
A vacinação é o melhor meio de precaução da doença, já que fortalece o sistema imunológico.
O tratamento passa pelo uso de medicamentos específicos, de forma a combater o agente e proporcionar relaxamento muscular, bem como alimentação equilibrada e repouso.
Essas e outras enfermidades são muito comuns nas criações de equinos pelo mundo, proporcionando grandes prejuízos e queda no desempenho do animal.
Pensando em ampliar seu conhecimento sobre as patologias trouxemos algumas dicas bem interessantes sobre a assistência veterinária equina. Confira.
Fonte: Equipe Revista Veterinária