As doenças respiratórias são motivos de muitas preocupações dos donos de equinos em grande parte do mundo, sobretudo por causar a queda abrupta do rendimento dos animais esportistas.
A dictiocaulose equina, por exemplo, é uma delas. Trata-se de uma modalidade de pneumonia, causada por parasitas, que atingem o sistema pulmonar, com ênfase nos brônquios, principalmente de animais mais novos.
Logo nas primeiras semanas, após o contato com o parasita, o animal já começa a manifestar os primeiros sinais, como tosse, respiração ofegante, secreções pelo nariz e olhos, dentre outros.
Em alguns casos mais complexos o animal pode ter severas complicações no pulmão, gerando edemas, o que pode resultar em óbito se não for devidamente tratado a tempo.
O tratamento passa pelo uso de medicamentos específicos e que tem como objetivo eliminar o parasita. Já o controle está na imunização, por meio de vacina.
Saiba avaliar os problemas que venham ocorrer com os cavalos, tomar decisões em situações emergenciais e reconhecer os principais sinais dessa e outras enfermidades. Confira.
Fonte: BlogSpot