A Cistite Idiopática é uma das doenças relacionadas à bexiga mais recorrentes em gatos, motivo de muitos atendimentos em clínicas veterinárias.
Trata-se de uma inflamação na bexiga e que pode atingir principalmente animais acima do peso. A origem da enfermidade muitas vezes é desconhecida, embora a maioria dos casos esteja relacionada à alimentação incorreta, e, principalmente ao estresse, que compromete o sistema imunológico dos animais, causando ainda mudanças metabólicas.
Os sinais mais comuns apresentados pelos animais portadores desta doença são urinar em demasia e em locais diversos, dores durante este momento e sangue.
O diagnóstico pode ser difícil devido ao fato da doença ser muito parecida com outras, como infecção urinária, por exemplo. Por isso, deve ser realizado por um profissional capacitado, com os exames corretos.
Já o tratamento passa pelo uso de analgésicos e anti-inflamatórios, sendo que há ainda possibilidades do animal se curar sozinho, com o tempo.
A prevenção passa pela boa hidratação, evitar o estresse do animal, dentre outros métodos.
O médico veterinário atuante nas clínicas e hospitais veterinários deve ter amplo conhecimento sobre a medicina felina e quais os procedimentos podem ser adotados diante dessa e outras enfermidades. Confira.
Fonte: Portal Medicina Felina