Assim como nós humanos, os animais podem sofrer com quadros de estresse, gerados por motivos variados. E nos cães, isso não é diferente, sendo que a identificação dos sintomas e observação do comportamento do animal é de grande importância. E nestes casos é importante também que o animal seja submetido à análise de um profissional da medicina veterinária.
Um dos motivos de estresse gerados nestes animais é a separação. Quando tirados do convívio com seus donos, em muitos casos, pode-se desencadear este quadro. Os sinais mais comuns estão na própria agitação do animal, tentativas de fuga, escavação, dentre outros.
Muitas vezes o animal pode se estressar por conta de um abandono ocorrido no passado. O fato fica na memoria do animal, como um trauma que é manifestado todas as vezes que seu novo dono, por exemplo, sai de perto.
A chegada de um novo animal de estimação na casa pode gerar também estresse no cão, que passa a sentir que está perdendo território.
Outro motivo de estresse está na mudança da rotina do animal, como transferência de local e mudanças de casa, além de doenças variadas.
A lista é mais extensa e estes são apenas alguns exemplos do que pode gerar este problema cada vez mais comum nos animais e motivos de atendimento em clínicas especializadas.
O profissional ao atender animais com quadros de estresse precisa está atualizado sobre o assunto para atingir o sucesso do tratamento. Confira.
Fonte: Cães