Um dos maiores problemas dermatológicos registrados em cães e gatos, e que tem sido bastante comum na rotina das clinicas e hospitais veterinários é sem dúvida a DAPE, que significa: Dermatite Alérgica à Picada de Ectoparasitas.
Como o nome diz, trata-se de uma enfermidade decorrente da picada de pequenos insetos, como pulgas, carrapatos, dentre outros.
Após estes ataques, o animal manifesta em sua pele uma reação a estas picadas, devido à hipersensibilidade, com vermelhões intensos. Com o passar do tempo, a região da picada pode ir se transformando em feridas devido às coceiras frequentes.
Estas picadas são bastante comuns nas regiões com menor incidência de pelos, como abdômen e virilha, causando muitos problemas.
Mas atenção! Nem toda coceira é sinal de DAPE, por isso é importante que o diagnóstico preciso seja realizado por um especialista no assunto, que certamente irá solicitar também exames clínicos para a comprovação da enfermidade.
O tratamento, geralmente, é realizado a base de shampoos especiais, antibióticos e cuidados frequentes com a pele do animal. Uma boa opção de prevenção é o uso das coleiras anti-pulgas, essas são muito práticas e encontradas em muitos estabelecimentos do segmento pet.
Para garantir a qualidade do atendimento o profissional envolvido no assunto deve ter amplo conhecimento sobre a área e saber diferenciar as diversas enfermidades dermatológicas que acometem os pequenos animais. Confira.
Fonte: Equipe Revista Veterinária