Falta pouco tempo para a chegada oficial do inverno, e com a estação algumas doenças caninas tornam-se bastante comuns neste período.
Além da gripe, mais conhecida por todos, há outras doenças que podem ser fontes de muitos sofrimentos para os animais e prejuízos para os seus proprietários.
A Cinomose Canina é uma delas, causada por vírus, é bastante contagiosa e pode atingir principalmente cães mais novos. Os sinais mais comuns são febre intensa, secreções nos olhos e nariz, diarreia, dentre outros. Por ser parecida com a gripe, às vezes a doença é confundida. Por isso a importância de um exame mais detalhado para o diagnóstico.
A Traqueobronquite Infecciosa é outro exemplo de doença muito comum no inverno. Com sintomas também semelhantes à gripe, a doença tem alto poder de contágio. A tosse seca é a característica mais comum da doença, que pode se agravar para um quadro avançado e comprometimento do pulmão.
Estes são apenas dois exemplos de doenças de inverno, sendo que no primeiro sinal deve-se levar o animal a uma clínica veterinária.
Os tratamentos passam, basicamente, pelo uso de antibióticos, broncodilatadores, dentre outros.
Como o melhor é sempre prevenir, o mais indicado é que os cães sejam vacinados anualmente contra os agentes da doença. Confira.
Fonte: InPulse