O botulismo é uma doença presente em todo o mundo, atingindo cavalos de todas as raças. Trata-se de uma enfermidade neurológica causada por bactérias em formato de esporos, muito encontrada em forragens, como feno e silagem, que estão mais suscetíveis a reter estas toxinas. A bactéria pode ser encontrada também nas carcaças de animais.
Após entrar no corpo do animal, pela ingestão, a bactéria atinge o sistema nervoso central, inviabilizando a transmissão dos impulsos nervosos. É por isso que os animais portadores destas doenças apresentam, geralmente, debilidade muscular e até mesmo paralisia de parte dos membros.
Outros sinais da doença são salivação excessiva, baixo apetite, alteração no comportamento, tremores musculares etc.
O diagnóstico passa, em grande parte, pela análise do sangue e fezes, sendo que se o animal não for tratado a tempo pode vir a óbito. O tratamento passa por uma alimentação balanceada, soros antitóxicos, dentre outros medicamentos.
Já o melhor meio de prevenção é garantir uma alimentação idônea e eliminar as carcaças de animais próximas da área de alimentação.
Atualize seu conhecimento sobre as principais enfermidades que afetam os equinos e saiba quais métodos adotar em situações emergenciais. Confira.
Fonte: Equisport