As lombalgias em equinos são as principais causas de baixa performance de cavalos atletas ou que sejam voltados para alguma atividade física.
O problema se apresenta na coluna vertebral, bem como nos músculos e tecidos próximos, e pode ter origem variada, ou seja, congênita ou adquirida, sendo a causa nem sempre fácil de ser identificada. Entretanto, geralmente o problema ocorre em virtude da pré-disposição e esforços repetitivos.
O diagnóstico da lombalgia pode ser realizado através da palpação no local, com o animal apresentando reações de dor. Isso, além da própria verificação da queda do desempenho, bem como as reações incomuns, como relutância em saltar, galopar, monta e histórico do paciente.
Exames de ultrassonografia e radiografia, por exemplo, também ajudam a confirmar a ocorrência da enfermidade com maior precisão.
O tratamento pode ser variado e vai depender de cada caso e da prescrição orientada pelo profissional.
Como métodos alternativos, a acupuntura, crioterapia, quiropraxia, tem apresentado bons resultados, sendo a opção de muitos proprietários destes animais em detrimento do uso de medicamentos.
Para diagnóstico concreto da lombalgia, o profissional deve ter amplo conhecimento em interpretação das imagens obtidas através da radiografia ou ultrassom. Confira.
Fonte: Informativo Equestre