O Hiperparatireoidismo Nutricional Secundário ou Cara Inchada em Equinos, como é popularmente conhecida é uma doença causada pelo excesso de produção hormonal da paratireóide dos equinos.
Com isso, há uma alteração de nutrientes no organismo do animal, que passa a encontrar uma forma de equilibrar estes níveis através da retirada do cálcio dos ossos, direcionando-os para a corrente sanguínea do animal.
O primeiro local onde geralmente acontece esta retirada são os ossos da face, causando um inchaço na aparência. Esse é o sinal mais evidente, e logo depois o animal apresenta uma possível claudicação.
Fatores responsáveis pela Cara Inchada em Equinos
Alguns fatores são responsáveis pelo desenvolvimento da enfermidade, como por exemplo:
– Alteração de cálcio no organismo;
– Excesso de fósforo na dieta;
– Ingestão de oxalato (presente em forragens);
– Deficiência de vitamina D.
Descoberta da causa primária do distúrbio
O diagnóstico, além do aumento de volume da cara do animal, deve estar voltado para a descoberta da causa primária do distúrbio e para um diagnóstico conclusivo pode ser realizado exames de sangue.
Já o tratamento passa pela ministração de dosagens de cálcio em medicamentos que ajudem nesta absorção. Entretanto, o melhor meio é evitar a doença através de ações preventivas, relacionadas a uma nutrição equilibrada e ministrada por algum profissional especializado.
Conhecimento nutricional equino
Conhecer de forma especifica os alimentos e nutrientes necessários para o dia a dia do animal é essencial.
O manejo nutricional aplicado de forma correta proporciona inúmeros benefícios a saúde do animal e garante uma grande redução em problemas como o citado acima.
Quer ficar por dentro de dicas super legais sobre o mundo equino?
Basta conferir o portal do nosso parceiro. Lá você irá encontrar diversas informações da área nutricional, clínica e reprodutiva. Dê uma olhadinha: Portal Escola do Cavalo
E se você atua com equinos, nós trouxemos mais uns conteúdos recheados de informações:
– Como Atingir a Eficiência na Reprodução Equina
– Garrotilho equino: Você já ouviu falar? Sabe os principais sinais? E como evitar?
– Cuidados com as infecções nos cascos de cavalos
Fonte: Equinocultura