Papeira bovina, nome popular do bócio, é o aumento inflamatório da glândula tireoide do animal. Aliás, a alteração acontece devido à tentativa de produzir os hormônios na ausência de iodo. Sua principal causa é a deficiência nutricional do mineral, que tem como função atuar na formação da tiroxina e triiodotironina.
Estas substâncias são as responsáveis pela termorregulação, reprodução, circulação, função muscular e desenvolvimento do animal incluindo a fase fetal. Então, dosagens inadequadas do iodo trazem diversos transtornos e prejuízos aos proprietários de bovinos.
Animais acometidos pelo bócio simples, costumam apresentar queda na troca de energia e liberação de calor pelos tecidos. Portanto, fique atento aos primeiros sinais da enfermidade para intervir o quanto antes.
Para se informar mais sobre esse assunto, acompanhe conosco até o final deste artigo!
Sinais clínicos da papeira bovina
Além do aumento da tireoide que ocorre em função da tentativa de produzir hormônios para suprir a ausência de iodo, os outros sinais clínicos da doença são:
- Fraqueza
- Natimortos
- Debilidade do animal
- Nascimento de bezerros sem pelos
- Crescimento e maturidade retardados
- Alterações na reprodução (infertilidade, cios irregulares ou ausentes)
O diagnóstico de doenças mais severas relacionadas à deficiência de iodo é feito por meio da observação do bócio (papeira bovina). Em casos menos severos é possível identificar certos tipos de deficiências por meio da verificação do peso e da estrutura histológica da tireoide e o nível sanguíneo de tiroxina.
Prevenção da doença
Alimentação é um dos aspectos mais importantes não só na pecuária, mas em qualquer criação animal. Oferecer ao rebanho todos os nutrientes e doses suplementares do mineral (muito encontrado no sal) é fundamental para deixá-lo longe da enfermidade.
E mais, previne não só a papeira bovina, mas diversas outras patologias. Porém, assim como a falta, o excesso de consumo do suplemento por longos períodos resulta em prejuízos das funções do sistema imune, com redução na formação de anticorpos.
Consequências do problema para o rebanho
A papeira bovina traz algumas consequências para o rebanho, listamos algumas abaixo:
- Diminuição da produção de leite
- Redução ou supressão do estro
- Maior incidência de retenção de placenta
- Nascimento de bezerros cegos, sem pelos ou mortos
Para a suplementação correta é necessário ter conhecimentos adequados sobre as exigências nutricionais em cada fase do animal. Assim, o rebanho estará apto a cumprir com as atividades a qual foi designado.
Pensando nisso, trouxemos o super guia prático gratuito que vai te passar dicas importantes para você não errar com o manejo nutricional. Assim, a sua atividade se tornará muito mais lucrativa. Clique aqui para conferir!
Fonte: Globo Rural e Agron