O diagnóstico de gestação realizado em equinos ou bovinos possui grande relevância na atividade produtiva, na medida em que possibilita aos administradores a tomada de decisões e preparação para o cenário posterior.
Com isso pode-se descartar os animais improdutivos, viabilizar a estrutura para a chegada dos recém-nascidos, planejar a nutrição, dentre outras ações.
Sendo assim, a escolha do método para o diagnóstico possui grande relevância.
No caso da Palpação Retal, considerado um dos mais tradicionais e de menor custo, é possível verificar as condições internas do animal de maneira bastante interessante e após os 45 dias de gestação. O profissional deve, neste método, ter um conhecimento profundo sobre a anatomia dos órgãos.
Já no método utilizado com ultrassom, é possível se obter informações mais precisas, através de um método não invasivo, porém com custos mais elevados. Neste caso o profissional deve ser bem capacitado para interpretar o resultado do exame.
Desta forma, os proprietários destes animais, principalmente de raça, têm escolhido a segunda opção como método mais eficaz e profissional. Isso não quer dizer que a palpação esteja descartada.
Por isso o mercado exige profissionais aptos a atuarem nestas duas especialidades de exames.
O médico veterinário prefere optar pelo investimento em equipamentos de diagnóstico por imagem para garantir previsões corretas e precisas em relação à gestação. Confira.
Fonte: Vet Smart