A cardiologia para pequenos animais é um dos campos de atuação da medicina veterinária que mais vem se desenvolvendo ao longo dos últimos anos. É também uma das mais requisitadas durante as consultas. Isso porque quase 11% dos animais possuem alguma doença cardiovascular.
Desta forma, o profissional interessado em atuar nesta área necessita acumular conhecimentos diversos, como anatomia, farmacologia, avaliação do ritmo e funções cardíacas, diagnósticos, protocolos e terapia para os tratamentos, dentre outras.
Dominar as ferramentas de diagnóstico e interpretar os exames é também fundamental. Um dos mais utilizados para que os profissionais obtenham as informações necessárias a respeito do paciente é eletrocardiograma. Além de não ser invasivo, possibilita ao profissional, por meio de eletrodos, ter o conhecimento completo sobre as possíveis alterações no coração, como arritmias, atrofias, etc. Outro exemplo é o Ecocardiograma, que possibilita avaliar as condições fisiológicas do coração.
Estes são apenas alguns breves exemplos de temas a serem abordados durante os cursos de aperfeiçoamento, nesta que é uma das áreas da medicina veterinária que mais crescem.
O objetivo de diagnosticar as patologias do coração conta com profissionais capacitados que tenham autocontrole e segurança nos procedimentos realizados, garantindo maior bem-estar do animal e tranquilidade ao seu proprietário.
Quer de capacitar na área e ser um destaque na medicina veterinária? Então confira um pouco mais sobre a cardiologia de pequenos animais.
Fonte: CachorroGato