Fertilização in Vitro é uma técnica aplicada com o intuito de acelerar a produção de bovinos superiores geneticamente, utilizada em animais de produção, seja o gado de corte ou gado de leite.
E como isso funciona?
Bom, a produção de embriões in vitro tem grande vantagem sobre a produção convencional, pois consegue produzir uma quantidade muito maior de embriões, podendo chegar a uma média de 50 por ano de apenas uma doadora.
O procedimento é composto de várias etapas, dentre elas estão:
– aspiração folicular (doadora);
– avaliação, maturação e fertilização do folículo;
– implantação do folículo na receptora;
– acompanhamento da gestação através da ultrassonografia de alta precisão.
Multiplicação de bezerros com a técnica da fertilização in vitro
A produção in vitro de embriões bovinos maximiza em quase 100% os resultados no melhoramento genético.
O bezerro produzido através dessa técnica é considerado geneticamente superior ao pai e mãe, benefício difícil de encontrar quando o animal é gerado de uma prenhez normal.
A velocidade de ganho por aumento da produtividade é bem maior, já que é utilizado também o sêmen de altíssima qualidade. Sem se falar nas inúmeras vantagens proporcionadas.
E para te deixar por dentro de algumas, aqui nós destcamos sete: 7 Vantagens da Técnica de Aspiração Folicular para FIV em Bovinos
Aumento da rentabilidade através da aspiração folicular para FIV
Esse campo tem aumentado e o mercado brasileiro tem recebido cada vez mais profissionais aptos a esse tipo de procedimento, viabilizando caminhos de alto retorno financeiro.
Existem laboratórios operando em praticamente todas as regiões do país, assim como filiais em países como o Paraguai, Colômbia, Venezuela, México, China e Austrália.
Além dos laboratórios de produção de embriões, a fertilização in vitro possibilitou o desenvolvimento de um mercado associado a materiais e serviços e boa parte dos equipamentos e insumos utilizados, que antes eram importados, já estão sendo desenvolvidos e produzidos no país.
Com isso a demanda por mão de obra especializada tem crescido muito, e vem sendo cada vez mais valorizada.
O Brasil responde atualmente por 85% da produção mundial de embriões bovinos por FIV, sendo exportador de genética bovina, assim como de tecnologias e serviços associados.
E aí médico veterinário, você está esperando o que para ser destaque nesse setor?
Já pensou em ampliar sua rentabilidade através dessa técnica?
Tenho a certeza que você ficou com um pouquinho de quero mais.
E para te deixar ainda mais por dentro do assunto e agora de forma prática, o que é melhor ainda. Tenho uma dica:
Confere aí, vai valer a pena.
Ah! Para não deixar nada pra trás, aposto que você adorou o conteúdo acima e quer se capacitar no assunto e alcançar o sucesso, certo?
Então olha só outra dica: Aspiração Folicular (OPU) para FIV em Bovinos! Aprenda a realizar
Fonte: Embrapa