Descongelamento do Sêmen – Sucesso na Inseminação Artificial

A inseminação Artificial (IA) em equinos, caprinos e bovinos vem sendo cada vez mais prestigiada por oferecer amplas possibilidades e vantagens genéticas, comprovadamente eficazes.

No entanto, o êxito deste procedimento somente será possível se for realizado por profissionais capacitados e um bom planejamento reprodutivo.

Um dos aspectos que não se pode ignorar e crucial desta técnica é, sem dúvida, o descongelamento do sêmen, no caso, obviamente, do material armazenado sob refrigeração.

As boas práticas visam amenizar os efeitos negativos do choque térmico no material.

Um dos aspectos básicos são as mãos de quem irá fazer o manuseio. Estas devem estar limpas, assim como o recipiente para o armazenamento. Soma-se a isso, a importância do descongelador de sêmen e do recipiente estarem próximos, para que a palheta não fique em tempo demasiado fora da água e do nitrogênio. A água para o descongelamento é também outro fator importantíssimo, a temperatura deve variar entre 35º e 37º graus.

Estas são apenas algumas regras básicas sobre os cuidados a serem tomados neste processo.

O profissional que atua nesta área deve, portanto, buscar informações adicionais para que o procedimento seja realizado com excelência.

Quando se refere à inseminação artificial, os cuidados e a utilização de equipamentos qualificados são essenciais para garantir o sucesso da técnica. Confira.

Fonte: Grupo Cultivar



Atualizado em: 16 de janeiro de 2017