Uma doença que atinge a medula dos cães de forma progressiva, resultando na falta de coordenação e comprometimento dos movimentos do animal. A mielopatia degenerativa costuma atingir animais de maior porte.
O animal portador desta doença, em seu grau mais avançado, possui dificuldades até mesmo para realizar os movimentos para as necessidades fisiológicas, por conta da atrofia e paralisação dos membros.
A doença, cuja origem está relacionada a distúrbios neurológicos, não possui um tratamento farmacológico eficaz, ou seja, capaz de gerar boas respostas. Sua causa ainda não está totalmente esclarecida na literatura médica veterinária.
O que se pode fazer para amenizar a situação é direcionar métodos paliativos, de modo que possa tentar melhorar ao máximo a vida do animal.
A fisioterapia para evitar que a doença comprometa outros grupos de músculos, juntamente com suplementos vitamínicos, são algumas das medidas tomadas e que podem garantir uma longevidade ao animal, conforme diversos estudos apontam.
As clínicas veterinárias contam com profissionais capacitados na área de pequenos animais, tendo como propósito principal atender e garantir uma comodidade maior os animais, sendo que a doença se trata de um quadro clinico delicado. Clique e confira.
Fonte: Fisioanimal