O abscesso sub-solear é uma afecção comum nos cascos de cavalos, principalmente por causa de alguma perfuração através de objetos estranhos e pontiagudos, como um prego, por exemplo.
Esse pequeno problema pode ocorrer também em virtude de uma ferragem inadequada, onde um dos cravos pode ser afixado de maneira equivocada, causando então sérias infecções.
A umidade de terrenos alagados além da falta de condições sanitárias mínimas podem também ser fatores propícios para ocasionar estes problemas.
Tais ocorrências, se não tratadas a tempo, vão piorando a saúde dos cascos, que passam a apresentar edemas na região e secreção com cheiro ruim.
O diagnóstico é realizado por meio de exames, palpação, dentre outros, sendo que o tratamento no caso de perfuração consiste na retirada do objeto por meio de uma pinça especial, drenagem e uso de medicamentos como anti-inflamatórios.
A melhor maneira de se evitar estes abscessos é garantir ao animal um terreno limpo e seguro, bem como um bom manejo higiênico.
Para realização do diagnóstico e ministração dos medicamentos o profissional da área deve ter amplo conhecimento sobre enfermidades equinas, a fim de preservar e manter a saúde e bem-estar do animal. Clique e confira.
Fonte: Informativo Equestre