Os felinos possuem pré-disposição para certas doenças que necessitam ser prevenidas e tratadas por profissionais que tenham conhecimento sobre cada uma delas, de modo a garantir a qualidade de vida destes animais.
As funções respiratórias, renal e intestinal costuma ser as que mais geram complicações nestes animais. Leia a seguir:
– Insuficiência Renal Crônica costuma surpreender os donos de animais, já que é silenciosa e só se manifesta quando está bastante avançada. Portanto, quando o animal começar a urinar e beber água em demasia, é preciso ligar o sinal de alerta.
– Gripe de Gato ou Rinotraqueíte Viral, é outra doença bastante comum. De natureza infectocontagiosa, afeta diretamente o sistema respiratório do animal. Se não for tratada, pode leva-lo à morte.
– Intoxicações, são muito comuns e pode levar o animal a óbito se não tratada precocemente. Podendo ser causada por venenos, plantas, parasiticidas. Os principais sinais são os tremores, dificuldade em respirar e convulsões.
– Vermes e parasitas no intestino ocorrem quando o felino ingere carnes cruas contaminadas, sendo que pulgas e roedores são alguns dos meios transmissores.
Estes são apenas alguns exemplos de algumas das principais doenças em gatos. Portanto, no primeiro sinal, faz-se necessária a presença de um médico veterinário, sendo que a rapidez desta consulta poderá evitar desdobramentos piores no quadro clínico do animal.
O profissional deve estar atualizado sobre a medicina veterinária, a fim de diagnosticar e tratar corretamente essas enfermidades. Clique e confira.
Fonte: Cachorro Gato