As doenças infectocontagiosas em bovinos são problemas vivenciados por pecuaristas de todo o mundo, em maior ou menor grau, dependendo de cada região, afetando diretamente a qualidade do rebanho e gerando enormes prejuízos econômicos.
Compreender os métodos de prevenção e controle, por meio de um eficiente manejo, além dos caminhos para a cura, faz parte das principais atribuições dos profissionais envolvidos na área.
A Febre Aftosa, causada por vírus e altamente contagiosa, é uma destas doenças, que embora esteja controlada em vários países, ainda requer medidas sanitárias e de controle. Quando ocorre, afeta diretamente a produção de carne e leite, por conta da falta de apetite do animal.
Outro exemplo é a Brucelose, causada por bactéria, que ocasiona a inflamação do útero do animal, proporcionando abortos. Afeta, portanto, a reprodução do rebanho e a qualidade do leite.
O Carbúnculo Sintomático é também uma doença altamente infecciosa, causada por esporos, que tem como característica atacar animais mais jovens. Ocasiona a inflamação dos músculos, tremedeira, dentre outros sintomas.
Estar ciente sobre os métodos de prevenção e controle tem sido, portanto, o objetivo principal de profissionais ligados à pecuária e empresários que almejam investir em conhecimento a favor de seu negócio.
Uma forma de prevenção contra as doenças é manter a vacinação do rebanho em dia. Clique e confira.
Fonte: Portal Agropecuário