Assim como nós, os cães e gatos também podem ter reações e alergias a certos alimentos, independente da idade ou raça. Desta forma, talvez por desconhecimento ou negligência, muitos donos destes animais acabam oferecendo uma alimentação sem critério para os mesmos, ocasionando muitos transtornos de saúde.
As alergias alimentares são responsáveis, por exemplo, por mais da metade das coceiras nestes animais. Representa ainda 10% de todas as causas de alergias.
Os animais costumam também, em certos casos, apresentar vômitos e diarreias, além de perda de pelo, como sinais mais claros destas reações.
Identificar as causas destas alergias e tratá-las, prescrevendo um novo cardápio e medicação, se for o caso, é o dever do médico veterinário, que deverá estar preparado para orientar o proprietário do animal.
O profissional deve ainda saber diferenciar alergia de intolerância, sendo que o conhecimento e a experiência farão a diferença nesta identificação.
Você médico veterinário apaixonado pela área de pequenos animais, invista em sua capacitação e se torne um profissional destaque no mercado.
Confira o que preparamos para você. Clique aqui.
Fonte: Tudo sobre Gatos