Os cascos são uma das partes mais importantes do organismo equino, responsável pelo sustento do peso e deslocamento. Esses precisam estar sempre sob cuidados especiais, com vistas à saúde e durabilidade.
Alguns problemas com os cascos influenciam no desempenho do animal:
1°: a rachadura, essa ocorre por conta dos pisos extremamente rígidos em que o animal fica submetido e o uso equivocado das ferragens. O problema tende a se agravar com a falta de manutenção.
2°: o sapinho é outro problema muito comum, sendo causado por bactérias, e que pode surgir a partir do excesso de umidade. Por isso, quanto menos o animal estiver em terrenos molhados, melhor. Para isso é preciso que o piso da baia esteja adequado.
3°: laminite, doença que tende causar o aquecimento do casco, sendo que em casos mais graves pode haver até mesmo a separação do casco. A prevenção está na alimentação balanceada e evitar produtos alérgicos.
Estes são apenas alguns exemplos das enfermidades que afetam os cascos dos equinos e formas básicas de se evitá-las. Há vários outros tipos de problemas que podem atingir esta região, sendo que cabe ao profissional da área conhecer cada uma delas e buscar alternativas de prevenção e cura.
Para evitar esse tipo de empecilho a medida preventiva mais correta é a limpeza diária dos cascos, sendo acompanhada de ferramentas adequadas, com o intuito de gerar resultados positivos. Clique e confira.
Fonte: Vedovati