Uma das doenças articulares degenerativas mais comuns em equinos são as osteoartrites, que surgem em grande parte das vezes em animais com idades mais avançadas, decorrentes de vários anos vividos no esporte. Isso, devido aos avanços da medicina veterinária que permitiram ao animal ter maior longevidade nestas práticas.
As osteoartrites são lesões que atingem a cartilagem e os ossos, em decorrência dos esforços repetitivos, culminando em inflamação. Porém, com o tempo, e com a falta do líquido sinoval, responsável pela lubrificação das articulações e redução dos impactos, o problema vai se intensificando.
O animal passa então a sofrer intensas dores, sendo que o diagnóstico pode ser feito através de exames radiográficos e ultrassonográficos.
Já o tratamento vai depender do grau da lesão, idade do animal, disponibilidade financeira do proprietário para optar por diferentes tipos de terapia.
Basicamente são utilizados anti-inflamatórios para impedir o avanço da inflação e diminuir a dor além de fármacos capazes de ajudar a produzir o líquido sinovial e a regenerar as cartilagens.
A prevenção da doença passa pelo uso de protetores especiais, treinamento em pisos adequados, cuidados com a intensidade dos exercícios e até mesmo utilização de gelo nas regiões mais exigidas logo após o treino ou atividade física.
O profissional deve entender adequadamente do tipo de equipamento utilizado no diagnóstico. Saber manuseá-lo é essencial para gerar bons resultados e sucesso em seu trabalho.
Para isso o profissional deve estar atualizado. Clique aqui e confira.
Fonte: Ouro Fino Saúde Animal