Criar pequenos ruminantes, como ovinos e caprinos, tem sido uma opção cada vez mais recorrente no agronegócio brasileiro, sendo que o número destes animais no país já ultrapassa a marca dos 14 milhões de animais.
Seja na região Sul, onde predomina a criação de ovinos, ou no Nordeste, onde está a maior parte dos caprinos, a ordem é aperfeiçoar o processo produtivo e investir em manejo para proporcionar o aumento da produtividade, itens intimamente ligados à reprodução.
Sendo assim, meios cada vez mais sofisticados de reprodução vem sendo implantados com vistas à garantia do processo.
A ultrassonografia é, sem dúvida, um dos principais métodos que garantem a saúde e o acompanhamento destes animais, já que o aparelho pode realizar em tempo curto e com exatidão, o diagnóstico precoce de gestação, acompanhamento embrionário, viabilidade fetal, identificação de situações adversas, como aborto, dentre outras informações relevantes.
O exame ultrassonográfico em ovinos e caprinos vem gerando cada vez mais demanda por profissionais capazes de operar estes equipamentos e, assim, proporcionar uma melhor eficiência produtiva dos rebanhos por meio da informação.
Confira!
Equipamentos como o ultrassom auxiliam no trabalho de muitos profissionais, facilitando o diagnóstico da prenhez de ruminantes e o acompanhamento da gestação.
O manuseio desse aparelho é essencial para garantir a qualidade dos exames realizados.
Atualize-se, clique aqui.
Fonte: Milk Point