Previna o seu rebanho – Vacinação contra Febre Aftosa

Durante este mês de novembro, parte do setor agropecuário brasileiro estará mobilizado para manter o controle da erradicação da Febre Aftosa.

Desta forma, sob coordenação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e com o auxilio de várias secretárias de saúde de todo o país, estará ocorrendo à vacinação de milhares de cabeças de gado.

A ação faz parte do Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa (PNEFA), que tem como meta aumentar as regiões livres da doença, e de acordo com orientações da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE).

Em vários estados é a segunda etapa da vacinação contra febre aftosa, sendo que é muito importante que agricultores e produtores procurem as secretarias de seus estados para imunizar os rebanhos, mesmo quem tenha poucos animais. 

A Febre Aftosa é uma doença altamente contagiosa e que ataca principalmente bovinos, suínos, ovinos e caprinos.

Essa enfermidade já casou muitos prejuízos no mundo, por conta da falta de apetite dos animais, emagrecimento, e, consequentemente, baixa produção de carne e leite.

No Brasil, a doença está controlada devido as intensas companhas do Governo Federal e da mobilização dos produtores.

Entretanto, é preciso que a vacinação contra a febre seja aplicada periodicamente nos bovinos e que os produtores fiquem sempre atentos ao calendário oficial.

 

O processo de vacinação conta com equipamentos adequados e específicos. Veja aqui.

Fonte: Ministério da Agricultura



Atualizado em: 22 de novembro de 2016

Artigos Relacionados com Bovinos: