A castração de gatas, por meio da técnica de gancho, pode trazer inúmeros benefícios para os seus criadores e para os próprios pets.
Um deles, comprovado cientificamente, é na mudança de comportamento do animal, que passa a ficar menos agitado e mais calmo.
Outro beneficio é a reprodução sem controle, de modo a controlar o número de filhotes gerados, inclusive uma série de comportamentos desagradáveis que ocorrem nestes períodos, como urinar em demasia e miar alto. Outra vantagem está no fato de se evitar o gasto com anticoncepcionais.
As gatas que passam por este processo costumam apresentar menores riscos de câncer no ovário e de mama, podendo aumentar a expectativa de vida e diminuir ainda a agressividade.
A decisão da castração de gatas pode ser uma boa alternativa, embora a recuperação da fêmea seja um pouco mais demorada do que a do macho.
A operação é relativamente tranquila, porém necessita dos devidos cuidados para que não ocorra nenhuma infecção. Tais informações podem ser obtidas com um médico veterinário.
Além dos cuidados é importante a utilização de instrumentos adequados para a castração. Veja aqui.
Fonte: Cachorro Gato