Responsáveis por uma infinidade de processos metabólicos capazes de potencializar a produtividade, sobretudo no que diz respeito da qualidade das carnes dos bovinos, as vitaminas são de extrema relevância dentro de um programa de dieta nutricional.
Elas podem ser divididas basicamente em lipossolúveis, as quais permanecem mais tempo no organismo, e as hidrossolúveis, que são eliminadas com mais rapidez, exigindo um consumo mais intenso e diário.
As lipossolúveis são as vitaminas A, D, E e K. Já as hidrossolúveis são vitaminas B, C, dentre outras. Cada uma desempenha uma função específica dentro do contexto metabólico e essencial na saúde do animal, como a Vitamina A, por exemplo, importante para o desenvolvimento dos bezerros e a garantia da formação dos tecidos e ossos.
Outro exemplo é vitamina D, que ajuda a aumentar a absorção intestinal, retenção do cálcio, dentre outras.
Investir em conhecimento sobre a formulação de dietas que possuam os níveis adequados e na medida exata de vitaminas para um rebanho, é garantir a saúde do animal e a produção de carnes de qualidade, item cada vez mais exigido pelo público consumidor.
Entenda mais sobre formulação de dietas para gado de corte e saiba os principais nutrientes que devem ser aplicados na alimentação desses animais. Clique aqui.
Fonte: BeefPoint