A radiologia é sem dúvida uma das áreas da medicina veterinária que mais se desenvolveram nos últimos anos. Os instrumentos gerados e aprimorados neste campo vêm proporcionando ao profissional da área informações e terapias jamais vistas em outros tempos da história.
O sucesso destes métodos, que possuem aplicações diversas, como Diagnóstico por Imagem (Raios-X, Tomografia Computadorizada, Ressonância Magnética, Ultrassonografia) além da Radioterapia e a Medicina Nuclear, se deve as possibilidades de realizar tais exames e procedimentos com rapidez, eficiência e baixo custo.
Isso, além de extrair informações sobre a anatomia e fisiologia dos animais de maneira não invasiva, isentando o animal de desconfortos, além de facilitar o tratamento.
Saber operacionalizar estes equipamentos em todos os seus detalhes, interpretar as informações dos resultados, além de manter os animais calmos e contidos durante os exames ou tratamentos, é obrigação do profissional desta área, que precisa estar sempre buscando se atualizar sobre o assunto.
Saiba quais são os aparelhos de raios X adequados na medicina veterinária. Clique aqui.
Veja também sobre a ultrassonografia em pequenos animais. Veja aqui.
Fonte: Dognostic