Estomatite necrótica em bezerro

As estomatites em bezerros são doenças de caráter inflamatório, que podem estar localizadas em várias partes do sistema digestivo dos animais, causando enormes desconfortos em bezerros geralmente menores de três meses.

Características como perda de apetite, depressão, apatia e febre são as mais comuns em animais portadores destas doenças, que podem ter suas origens atreladas a vários fatores, como de natureza infecciosa, traumáticas, reações medicamentosas, neoplásicas, dentre outras.

A estomatite necrótica é uma das várias modalidades desta doença e pode afetar diretamente a cavidade oral e a laringe, que apresenta lesões, ulcerações e comprometimento das membranas da mucosa, principalmente na língua.

Tal nomenclatura da doença se deve ao fato da lesão apresentada pelo animal estar associada ao Sphaerophorus necrophorus, bactéria encontrada através de exames.

A doença, se não tratada, pode levar o animal a morte em poucas semanas. O controle consiste em segregar os animais afetados, efetuar a limpeza do local e a desinfecção. E o tratamento é realizado à base de antibióticos, porém, será o médico veterinário quem irá prescrever o melhor caminho para a cura.

 

O diagnóstico e tratamento precoce garantem a sobrevivência e bem estar do animal em muitos casos. Saiba mais.

Fonte: Patologia veterinária



Atualizado em: 11 de outubro de 2016

Artigos Relacionados com Bovinos: