A Osteorartrite é uma doença que atinge a cartilagem das articulações, além de ossos e tecidos dos equinos, provocando dores, inchaços e baixo desempenho, caracterizada como uma enfermidade degenerativa lenta e progressiva, que pode ser percebida em diferentes estágios.
A doença possui como a principal causa o estresse físico sofrido pelos animais, provocando o processo inflamatório. Assim, a insistência na prática destes movimentos repetitivos, é o que culmina na perda das funções articulares. A artrite também pode surgir a partir de outros problemas, como trauma, luxações, casqueamento inadequado, claudicação etc.
É bastante comum em cavalos de competição, devido ao esforço contínuo das articulações para se obter resultados. Osteoartrite começa a se manifestar por meio de alterações iniciais, como sinovite e capsulite, que são leves inflamações. Os primeiros sinais variam de acordo com o estágio da doença. Nos casos mais avançados, observa-se, além da inflamação aguda, o aumento da temperatura, volume articular e dores.
O diagnóstico, para ser preciso, necessita contar com a verificação do histórico do animal e os primeiros sinais até a evolução da doença. O líquido sinovial pode também ser averiguado, para saber o grau de inflamação e comprometimento dos movimentos.
Já o tratamento pode ser variado, de acordo com cada caso, e tem como objetivo básico diminuir o desconforto e a interrupção de novas inflamações. Em grande parte, estes procedimentos passam por repouso e uso de potentes fármacos como anti-inflamatórios, sendo que posteriormente é aconselhável até mesmo a fisioterapia para fortalecer as articulações e proporcionar o restabelecimento do equino.
O médico veterinário para diagnosticar e proceder com o tratamento deve estar atualizado sobre as enfermidades que afetam os equinos. Veja aqui.
Fonte: Informativo Equestre