Se o seu cão aparentemente está muito indisposto e sem apetite, fique de olho, pois estes podem ser sinais de anemia.
A anemia não é considerada propriamente uma doença, mais acarreta na perda do número de hemoglobina no sangue que é a proteína essencial na vida do animal, já que transporta o oxigênio para os outros órgãos.
São vários os motivos que podem levar o animal a este quadro, como por exemplo, uma alimentação carente de vitaminas e ferro, hemorragias internas causadas por algum acidente, além de parasitas e vermes intestinais e doenças renais crônicas.
No caso da anemia hemolítica causada por parasitas, deve ser feito adequadamente o tratamento, além de receitar medicamentos e suplementos que irão recompor as substâncias essências no organismo do animal. Já a anemia medular será priorizada os fármacos que estimulem a produção de sangue na medula e em casos mais graves, até mesmo a transfusão é recomendada.
Cerca de 40% dos casos de anemia em cães são graves, levando o animal a óbito. Por isso, no primeiro sinal de suspeita da enfermidade, leve-o a um profissional para que sejam realizados todos os exames, para diagnosticar e prescrever o tratamento adequado de acordo com a origem da enfermidade.
Saiba como interpretar os sinais que o cão apresentar e quais medidas devem ser aplicadas para o tratamento. Clique aqui.
A realização de exames precisa ser feita em locais confiáveis e certificados. Conheça.
Fonte: Calbos Saúde Animal