A hérnia de disco é uma das doenças mais comuns na coluna de cães, podendo causar muita dor, alterações na postura e caminhada, e fazer com que o animal tenha dificuldade de se levantar. Já nos casos mais graves pode ocorrer até mesmo a paralisia. O cão pode apresentar ainda dificuldade em urinar e defecar.
Assim, se não for tratada com o devido cuidado, o paciente pode ter sua qualidade de vida bastante alterada.
O diagnóstico deve ser realizado por Raio-X, juntamente com o exame clínico, para que seja verificado o local da lesão. A tomografia e a ressonância magnética também podem contribuir para uma melhor verificação.
Uma das opções de tratamento que proporciona resultados é a acupuntura, aplicada para aliviar as dores ajudando ainda a restaurar as funções neurológicas, comprometidas em virtude da doença. A fisioterapia é o tratamento mais adequado, sobretudo depois de uma possível cirurgia, sendo importante durante um longo período. Ela vai possibilitar ao animal recuperar seus movimentos, e prevenir atrofias musculares.
A fisioterapia de cães faz o uso de pranchas, caminhadas monitoradas, ou seja, exercícios específicos que fortalecem a musculatura do animal. É muito utilizada também para a prevenção da doença.
O uso de medicamentos, como anti-inflamatórios e analgésicos, são também bastante utilizados, em conjunto com os tratamentos citados.
Saiba mais sobre as práticas cirúrgicas e atualize seus conhecimentos na área. Clique aqui.
Fonte: Fisio Animal