Os primeiros meses de vida dos bezerros são os mais delicados. Nesta fase os animais precisam de atenção redobrada, já que estão mais suscetíveis a contrair doenças e infecções. Por isso, é recomendável a visita esporádica de um médico veterinário, pois o quanto antes alguma anormalidade for detectada, mais fácil será o tratamento.
A diarreia é um dos exemplos mais comuns neste período de vida dos animais. Embora pareça algo comum, se não for tratada pode causar a morte em virtude da perda de líquidos, causando desidratação. Esta, por sua vez, pode evoluir para algo pior, ou seja, choque hipovolêmico e falência circulatória. São geralmente causadas por bactérias e o tratamento básico é feito por antibióticos e antiinflamatórios.
Outra doença bastante comum é a Pneumonia, que causa o comprometimento do sistema respiratório com a inflamação dos brônquios. O animal, ao portar esta doença, costuma tossir e emitir chiados. A doença pode ser causada por vírus e bactérias, que se fixam nos pulmões. Já o tratamento é realizado a base de antibióticos de alta potência. Para evitar a doença, é recomendável evitar que muitos animais ocupem o mesmo espaço, sobretudo se for úmido e mal ventilado, ambiente propício para a doença. Com a Pneumonia já diagnosticada, é importante separar o animal infectado dos demais.
A Onfaloflebite é também uma doença bastante comum nesta fase de vida do animal, e se apresenta como inflamação do “cordão umbilical”, causada por contaminação durante o nascimento. O primeiro sinal da doença é o crescimento do tamanho do umbigo, sendo que seu estágio mais avançado pode causar ainda a hepatite e pneumonia. O tratamento da doença, em sua fase inicial, é realizado por meio de higienização do estabelecimento, com soluções antissépticas.
Estes são apenas alguns exemplos de doenças em bezerros, sendo que ao primeiro sinal, procure um médico veterinário e nunca forneça medicamentos sem a orientação de um profissional.
O produtor deve estar atento ao aparecimento dos primeiros sintomas e dar início ao tratamento para garantir sucesso na saúde do bezerro. Saiba mais.
Fonte: Agroline