No manejo de potros além de contar com profissionais experientes é necessário que sejam habilidosos e gostem do trabalho de adestramento. O animal deve ser tratado de forma carinhosa, pois, o cavalo é um animal sensível.
Logo após o nascimento, deve-se atentar a cuidados com o cordão umbilical, a mamada do potro, sendo essencial a ingestão do colostro e a defecação do mesmo. A colocação do cabresto no animal deve ser feita após os dois meses de vida do potro, sendo acariciado e bem tratado pelo criador.
O desmame deve ser gradativo, a partir dos cinco meses de vida. Devem ser instaladas cocheiras para abrigar os animais em dias de chuvas. É necessário que seja oferecido ao animal sombra no pasto durante a alimentação nos cochos ou piquetes, os animais devem ficar soltos por maior tempo possível, para garantia de um animal adulto saudável.
Correrias e brincadeiras são necessárias e saudáveis, melhorando a musculatura do animal. O manejo do potro deve ser diário, com qualidade, complementando suas necessidades quando necessário com concentrados, água fresca e de livre acesso, além do sal mineral.
O manejo nutricional deve ser acompanho por um médico veterinário para garantir que o potro cresça saudável e forte. Saiba mais.
Fonte: Equinocultura