Impactos econômicos da Febre Aftosa

A Febre Aftosa é uma enfermidade causada por um vírus, sendo muito contagiosa e que acomete os animais biungulados domésticos e selvagens como os bovinos, bubalinos, caprinos, ovinos e suínos. A doença também pode ser denominada de Foot and Mouth Disease devido aos achados clínicos.

A presença da Febre Aftosa em um rebanho pode causar grandes prejuízos devido aos sinais clínicos que levam a diminuição na produção de forma direta, e os prejuízos indiretos são advindos de embargos econômicos dos países importadores.

Os produtos derivados de animais infectados, dependendo do grau de processamento ao qual foi submetido, podem carrear o vírus. Exemplos de produtos com alto risco de infecção é a carne in natura com sangue, medula óssea ou gânglios, e leite cru e seus subprodutos. A única forma de combater o vírus dos produtos contaminado é por meio do tratamento térmico.

Outro aspecto importante é que este vírus pode ser transmitido a outros animais de diversas maneiras, como pelo conato com animais doentes, assim como pelo solo, água, roupas, veículos, instalações contaminados. Este vírus também pode ser transportado pelo vento e ser levado a uma distancia de até 90 quilômetros.

Os profissionais responsáveis por propriedades destinadas à pecuária de corte e leite devem estar atentos ao manejo para evitar a contaminação dos animais pelo vírus. Para isso, estes profissionais podem realizar cursos especializados que os auxiliem no manejo adequado destas propriedades.   

 

Veja técnicas de primeiros socorros em bovinos que auxiliam no tratamento da doença evitando perdas no rebanho. Clique aqui.

Fonte: Cepea



Atualizado em: 7 de julho de 2016

Artigos Relacionados com Bovinos: