O tumor venéreo transmissível (TVT), também é chamado de Sticker ou linfossarcoma de Sticker, é uma neoplasia contagiosa e maligna, acontece principalmente na genitália externa dos cães. O tumor acontece também nas regiões da cavidade oral, pavilhão auditivo, baço, rins, fígado, pulmões, globo ocular, região anal, entre outras, porem com menos freqüência.
O TVT acontece de forma igualitária em ambos os sexos, sendo acometido em animais mais jovens e de regiões mais quentes. A contaminação geralmente ocorre durante a relação sexual do animal, mas também podem ocorrer por arranhões, lambidas, cheiro do próprio animal em outro animal infectado. Nas fêmeas correm com mais freqüência na vagina e nos machos geralmente no prepúcio e pênis.
A principal forma de visualização é a presença do tumor ulcerado na genitália do animal, muitas vezes apresentando secreção. O diagnostico é realizado por exames clínicos, utilizando técnicas próprias, o “imprint” (impressão sobre lâmina), citologia de aspiração por agulha fina e biópsia incisional. O tratamento pode ser realizado por meio da retirada do tumor e ou pela quimioterapia.
As cirurgias nesses casos são aplicadas com extremos cuidados para não colocar em risco a vida do animal. Saiba mais.
Fonte: Infoescola