A patela é um osso mais conhecido como rótula, uma fenda na cabeça do fêmur permite que ela deslize de cima para baixo quando a articulação se flexiona. Dessa forma a rótula guia a ação do músculo do quadríceps na parte inferior da perna e também protege a articulação do joelho.
A luxação da patela traseira modifica drasticamente a postura do animal. Em casos mais graves parece que o corpo do animal cai, as pernas ficam largadas no chão mesmo enquanto o animal anda. Quando o caso é mais grave o animal não consegue usar as patas para a locomoção e se locomovem como uma foca.
A luxação pode ocorrer por causa de malformações ou devido a traumas. A fenda da cabeça do fêmur que condiciona a patela não é suficientemente acentuada e, a fenda pela qual a patela se move fica muito rasa, assim acaba saindo do local certo indo geralmente na direção interna da perna.
A luxação da patela é muito incomoda, leva a artrite prematura, os animais mancam e a rótula ficam permanentemente inchada. O tratamento indicado é a cirurgia de correção.
Fonte: http://www.dogtimes.com.br/patela.htm
Saiba como comprar equipamentos veterinários com os melhores preços. Clique aqui!
Cirurgias Ortopédicas em Pequenos Animais. Veja mais aqui!
Avaliação do paciente para definição de protocolos e risco anestésico. Clique aqui!