Palpação retal como método diagnóstico de prenhez

A palpação retal é um método comum de verificação de prenhez em bovinos, é a maneira simples e barata. Para realizar o procedimento é preciso seguir alguns passos.

Primeiro é preciso confinar o animal colocando em uma rampa estreita ou brete de forma que não se movimente para os lados. Para realizar o procedimento é preciso usar roupas adequadas, como o uniforme obstétrico ou macacão. As luvas devem ser calçadas no braço que irá ser usado para fazer a palpação. Antes de iniciar a penetração as luvas devem ser lubrificadas.

O rabo do animal deve ser levantado e a mão penetrada em forma de concha, retire as fezes que dificultam a penetração. É preciso localizar o colo do útero, sentido abaixo da mão, no caminho cilíndrico da penetração. Se o útero estiver dilatado com uma pequena bola líquida oval flutuando dentro ou algo que se parece com um feto à vaca está prenha.

Para fazer a palpação é preciso muita prática, é recomendável que o exame seja feito de 2 a 5 meses dentro do período de gestação do animal. Quando terminar a avaliação retire o braço e solte a vaca.

Fonte: Portal WikiHow

Desenvolvimento gestacional em bovinos. Veja aqui.

Doenças que afetam o desempenho reprodutivo. Clique aqui.



Atualizado em: 16 de outubro de 2015